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Medidas de biossegurança Bonito MS

Bonito, a capital brasileira do ecoturismo, retomou as atividades turísticas, em 01 de julho de 2020, após a implementação de medidas de biossegurança que seguem orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério do Turismo. Cada setor que integra o turismo na cidade, desenvolveu os seus protocolos, e além disso, foi criado o selo “Bonito Seguro”, um certificado dado pelo Sistema S do Mato Grosso do Sul (Senac, SESI e Sebrae) para empresas adequadas as medidas de saúde e segurança contra o Covid-19.

Até o momento, Bonito é o único destino turístico do país que tomou todas estas iniciativas.

Por isso, desenvolvemos esse documento para apresentar aos viajantes um resumo das principais medidas adotadas, e para reforçar nosso compromisso e responsabilidade com os turistas que veem nos visitar.

 

Orientações gerais

Nossa cidade é um destino conhecido pelas belezas naturais, organização, sustentabilidade e segurança, e com base nesses diferenciais sua notoriedade ganhou o mundo. Se você quer viver uma experiência de ecoturismo segura e responsável…. O seu próximo destino é Bonito!

Saiba mais sobre as medidas adotadas em todo o município:

USO DE MÁSCARAS

O uso de máscara em espaços públicos e privados é obrigatório. Recomendamos que traga mais de uma máscara.

DISTANCIAMENTO

As empresas devem controlar o fluxo de pessoas dentro dos estabelecimentos, e implementar sinalizações para que o distanciamento mínimo de 1,5 m seja respeitado.

REDUÇÃO DE VISITANTES

A capacidade de visitação por horário foi reduzida em todos os atrativos. Antecipe seu roteiro para não ficar sem vagas!

HIGIENIZAÇÃO

Álcool em gel 70% disponível ao público e em locais visíveis.

AFERIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO INFRAVERMELHO

É recomendada a verificação de temperatura de visitantes, colaboradores e fornecedores que frequentam qualquer estabelecimento comercial da cidade.

Fique atento:

Quem tiver a temperatura verificada como igual ou superior a 37,8° C será encaminhada imediatamente a uma Unidade Básica de Saúde.

ATENDIMENTO

Colaboradores foram treinados e equipados com EPIs para seguirem todas as diretrizes dos protocolos, adaptando o atendimento para segurança de todos. A limpeza de superfícies e objetos são realizadas ao fim de cada atividade.

TOQUE DE RECOLHER

Atualmente*, está em vigor um toque de recolher imposto pela Prefeituradas 23 h às 5 h, apenas trabalhadores de serviços essenciais podem circular nas ruas. *julho de 2020

Juntos vamos fazer a nossa parte e continuar fazendo de Bonito MS, o destino de ecoturismo mais seguro do país!

 

Hospedagens

Além das orientações gerais da cidade, os meios de hospedagem seguem as seguintes regras:

Adaptar todo o atendimento, para que não se tenha contato físico entre os colaboradores e clientes;

Estabelecer procedimento para atendimentos online e ágeis através de agendamentos programados.

QUARTOS

Um apartamento receberá um novo check-in apenas depois de 48 h do último check-out;

Garantir 100% de higienização de todo o local em que o cliente se hospedar antes do próximo cliente utilizar o ambiente;

Será realizada a troca de todo enxoval do apartamento a cada hospedagem;

Obrigatório o uso de protetor de colchão e travesseiros, e será realizada a troca a cada hospedagem;

Retirar as decorações fixas dos quartos, utensílios, alimentos e bebidas.

ÁREAS COMPARTILHADAS

Academias e locais compartilhados para a prática de esportes e exercícios devem ser limpos constantemente;

Desativar o ar-condicionado central e manter os locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar-condicionado do tipo Split limpos (filtros e dutos) e manter pelo menos uma janela externa aberta ou qualquer outra abertura para renovação do ar;

Fica vedado deixar expostos qualquer tipo de alimento e bebidas para fins de degustação (café, chá, bala, biscoito, etc), exceto dentro dos quartos privativos.

LAVANDERIA

Realizar a separação de área contaminada e área limpa;

Recomendações de lavagem e higienização de todas as roupas de cama, toalhas e objetos de tecido dos quartos e áreas compartilhadas.

BUFFET/CAFÉ DA MANHÃ

Distância mínima de 2 m (dois metros) entre as mesas e 1,5 m (um metro e meio) entre os indivíduos;

Controle de fluxo de pessoas, com lotação máxima de 30%;

Não poderão ser realizadas operações de autosserviço (self-service);

Os manipuladores de alimentos devem adotar os mesmos procedimentos dos estabelecimentos de gastronomia.

 

Passeios

Antes da pandemia de Covid-19, a questão de segurança e higienização já era muito presente em todos os passeios da cidade, e agora foi reforçada com maior foco na biossegurança. Fique por dentro das medidas adotadas:

Espaços de uso comum e/ou coletivo – banheiros, vestiários, copa, sala de equipamentos, loja de souvenir; estruturas de apoio nas atividades, mirantes, decks, salas de equipamentos, dentre outros:

Deverão ser higienizados obrigatoriamente no início do dia com solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) a 0,5%. Após a higienização do início do dia, deverão fazer a limpeza destes ambientes tantas vezes quantas se fizer necessário em virtude da sujidade presente e/ou do volume de pessoas circulando nesses espaços.

Restaurantes e serviços de alimentação nos atrativos

Só poderão comercializar seus alimentos nas modalidades “a la carte”, “delivery” ou “take away” (pegar e levar), ficando proibido o sistema de buffet.

Redução da capacidade dos atrativos

Acompanhe as recomendações de capacidade operacional para funcionamento seguro dos passeios:

Atividade Redução da capacidade Observações
Balneários e áreas de balneários em atrativos de múltiplas atividades Minimo de 50% do total de visitantes Adote mecanismos para coibir aglomerações
Passeios organizados em grupos com ou sem banho, incluindo flutuações, cachoeiras e grutas com atividades contemplativas Mínimo de 30% por grupo De preferência para grupos da mesma família ou viajando juntos
Bike Mínimo de 30% por grupo De preferência para grupos da mesma família ou viajando juntos
Quadriciclo Mínimo de 30% por grupo Garupa apenas para pessoas da mesma família
Cavalgada Mínimo de 30% por grupo Garupa apenas para pessoas da mesma família
Passeio de bote Mínimo de 50% por bote De preferência para grupos da mesma família ou viajando juntos
Demais atividades não listadas Mínimo de 30% ou grupos de no máximo 06 pax

Adote mecanismo para coibir aglomerações

De preferência para grupos da mesma família ou viajando juntos

Mergulho com cilindro Máximo de 02 pax por guia Ver observações específicas

Atividades na água – incluindo banho em balneários

Durante o deslocamento até o início da atividade, todas as pessoas deverão utilizar máscaras protetoras faciais;

As máscaras deverão ser retiradas imediatamente antes da entrada na água, e recolocadas imediatamente após a saída da água;

Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência – durante os deslocamentos, equipagem e desequipagem dos clientes.

Rapel, tirolesas não aquáticas, arvorismos

Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais com nível de proteção alto/muito alto por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade;

Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência;

Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70%.

Atividades que utilizem máscara, snorkel, roupas de neoprene e reguladores de mergulho com cilindro

Reguladores, máscaras e snorkel deverão ser previamente higienizados e embalados individualmente, e não poderão ser reutilizados por outro cliente/turista antes serem desinfetados;

Roupas de neoprene deverão ser desinfetadas antes do uso pelo cliente e não poderão ser reutilizadas por outro cliente/turista antes de serem desinfetadas. Roupas de neoprene, após serem desinfetadas, podem ser utilizadas úmidas ou molhadas;

Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência, especialmente na fase dos ajustes dos equipamentos antes da efetiva entrada na água.

Passeios de Quadriciclo

Os veículos deverão ser higienizados, no mínimo com álcool líquido 70% (manoplas, bancos e outras partes onde o cliente possa ter contato) antes de ser entregue ao cliente e imediatamente após término da atividade, antes de ser utilizado por outro cliente;

Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70%;

Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam às recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade;

Deve ser evitada a garupa – exceto quando se tratar exclusivamente de pessoas da mesma família;

Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência.

Cavalgadas Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região

Deve se higienizar as tralhas de arreio, especialmente onde o cliente tem maior contato, no mínimo com álcool 70%. Se possível, as selas devem ser cobertas com material sintético de fácil higienização;

Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70%. Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam às recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade;

Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência.

Boia cross, passeio de bote, duck, stand-up, acqua bike, barco elétrico

Coletes salva vidas, quando de uso obrigatório deverão ser higienizados no mínimo com álcool 70% antes de serem entregues aos clientes e imediatamente após o uso;

Quando da utilização dos capacetes, estes deverão ser higienizados no mínimo com álcool 70% antes de serem entregues aos clientes e imediatamente após o uso;

Remos e outros equipamentos deverão ser higienizados no mínimo com álcool 70% antes de serem entregues aos clientes e imediatamente após o uso;

No passeio de bote, observar a redução do número de participantes em virtude de estarem sem máscara e não ser possível a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio entre pessoas);

No barco elétrico, todas as pessoas deverão utilizar máscaras protetoras faciais com nível de proteção alto/muito alto em virtude de não ser possível a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio entre pessoas);

Passeios de duck deverão ser feitos individualmente, exceto quando se tratar exclusivamente de pessoas da mesma família;

Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência, especialmente na fase dos ajustes dos equipamentos antes da efetiva entrada na água.

Visitação a grutas, cavernas e atividades de contemplação

Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais com nível de proteção alto/muito alto por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade;

Dentro do possível, manter distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) entre pessoas durante a realização das atividades;

Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70% (quando a atividade requerer uso de capacetes).  Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência.

Passeio de Bike

As bicicletas deverão ser higienizadas, no mínimo com álcool líquido 70% (manoplas, bancos e outras partes onde o cliente possa ter contato) antes de ser entregue ao cliente e imediatamente após término da atividade, antes de ser utilizado por outro cliente;

Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70%. Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam as recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade;

Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência.

Atividades em piscinas

Estão proibidas quaisquer atividades em piscina até que haja estudos que indiquem que há segurança para atividades nestes ambientes;

Passeios de flutuação, que utilizem piscinas para treinamento e aclimatação dos turistas na utilização de máscara e snorkel, deverão adaptar esta etapa para que seja realizada no início da atividade, no rio onde é desenvolvida.

Zoológicos, atividades de educação ambiental e atividades indoor

Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam as recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores, palestrantes e clientes) durante toda a atividade;

Reduzir o tamanho dos grupos em pelo menos 30% e observar, dentro do possível, o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre pessoas;

Em atividades indoor, aumentar o espaçamento das cadeiras, manter o ambiente o mais ventilado possível, seja com abertura de janelas ou com ventilação forçada através de ventiladores.

Deslocamentos em veículos, atividades de “safári”, dentre outras

Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam às recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores, guias e clientes) durante toda a atividade;

Observar a especificação da máscara para a atividade a ser realizada após o transporte. EM caso de dúvida utilizar máscaras com nível de proteção alto/muito alto OS deslocamentos deverão ser preferencialmente com todas as janelas do veículo abertas.

Estabelecimentos de alimentos e bebidas

Os restaurantes e locais seguem o Decreto Municipal 117, de 19 de maio de 2020.

Assim, todas as medidas de segurança também estão sendo tomadas por estes estabelecimentos:

Lotação máxima de 30%;

A utilização de 50% do espaço das calçadas para restaurantes, lanchonetes, pizzarias e pastelarias;

Distância mínima de 2,0 m (dois metros) entre as mesas e 1,5 m (um metro e meio) entre os indivíduos;

Os manipuladores de alimentos devem adotar procedimentos de antissepsia frequente das mãos, especialmente antes de usar utensílios higienizados e de colocar luvas descartáveis.

Fechado:

A música ao vivo permanece proibida por entender que incita aglomeração de forma desordenada.

Transportes

Quem vem para Bonito e desembarca no aeroporto de Campo Grande, precisa alugar um carro ou adquirir um transfer que pode ser compartilhado (van, ônibus ou micro-ônibus) ou privativo.

As empresas que fazem o deslocamento compartilhado também reduziram suas vagas, e adequaram seus serviços seguindo as seguintes normas:

Disponibilização de álcool para higienização das mãos;

Uso obrigatório de máscara;

Higienização intensificada dos veículos;

E aferição de temperatura dos passageiros.

 

Medidas de biossegurança Agência São Jorge

Adequamos nosso atendimento presencial de acordo com os novos protocolos, e nos adaptamos para que não haja contato físico entre colaboradores e clientes, mas não vamos deixar de oferecer um atendimento humanizado - tão característico da São Jorge! Saiba tudo sobre as medidas de biossegurança adotadas:

Ao chegar em nossa sede, o cliente terá à sua disposição máscaras descartáveis, álcool em gel 70% e tapete sanitizante para limpeza dos calçados.

Em seguida, um de nossos colaboradores fará a aferição de temperatura do turista. No caso de registro no termômetro igual ou acima de 37,8º C, o cliente será encaminhado a uma Unidade Básica de Saúde.

Aqueles que não estão com febre, são liberados para o atendimento presencial com um agente de viagem. A nova estrutura da Agência São Jorge conta com grandes áreas para respeitar o distanciamento, e o local para atendimento está situado em um espaço coberto ao ar livre.

Placas de sinalização foram instaladas com orientações de distanciamento social;

Reduzimos a quantidade de papelaria, deixando somente o necessário com as informações de atendimento.

Nossa equipe foi treinada e respeitará as seguintes medidas:

Uso obrigatório de EPIs (face shield, máscara descartável e luvas) durante o horário de trabalho;

Aferição diária da temperatura corporal;

Higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer atividade e imediatamente após a realização da mesma;

Higienização de locais, equipamentos e objetos, manuseados pelos visitantes;

Controle do fluxo de pessoas no ambiente;

O agente de viagem atende até 2 pessoas por vez (apenas se forem da mesma família);

Estamos agendando previamente todo o atendimento, de modo a controlar o fluxo de clientes, a fim de evitar aglomerações.

Além disso, disponibilizamos procedimentos online e rápidos que facilitam o seu roteiro de viagem.

Estamos preparados para recebê-lo com total segurança! Garanta sua experiência em Bonito MS e Pantanal com a Agência São Jorge!

Facilitamos a sua viagem!
Facilitamos a sua viagem!